Dicas para leitura bíblica

Dicas para leitura bíblica

A Bíblia é um livro inspirado por Deus, e consequentemente, sua compreensão não se dá como a de um livro comum. É preciso sim, direção e discernimento do Espírito Santo para entender. Não são meras palavras escritas por qualquer ser humano, é a palavra do Senhor, porém sei que muita gente tem dificuldade em se organizar para ler a palavra seja pela simples leitura ou mesmo para o estudo, por isso separei algumas diquinhas que podem te ajudar a aproveitar melhor esse tempo precioso que é a leitura bíblica.

1. Escolha uma Bíblia

Parece muito óbvio, mas vejo que é exatamente aqui a dificuldade de muitos para entender a Bíblia. Algumas versões são mais complexas por conta de quando e como foram redigidas. Eu particularmente, indico Almeida e Corrigida pois capta a essência e não muda o sentido das escrituras. Algumas versões são extremamente atuais mas ao meu ver mudam bastaaaante a compreensão. Uma nova versão que gostei MUITO por ter uma linguagem facilitada, porém sem tirar a essência é a NVT (Nova Versão Transformadora).

2. Separe uma hora específica

Ler a Bíblia requer um tempo tirado exclusivamente para isso. Separe o seu momento de devocional, seja de manhã, a tarde ou a noite, o que for mais calmo para você. Pela manhã é o momento ideal para começarmos o dia já cheios do nosso principal alimento diário, mas cada um tem uma rotina, um estilo de vida. Eu por exemplo não sou ninguém logo após acordar hahaha então o meu momento é mesmo durante a noite.

3. Faça anotações

Essa é minha favorita! Enquanto lemos somos ministrados por Jesus, como geralmente na Bíblia não cabe tudo o que queremos anotar é legal ter um bloquinho ou um caderninho por perto. Você também pode usar aqueles post-its para anotações rápidas e grudar na própria Bíblia. O bacana de anotar é que depois você pode usar como base para estudos, pregações e melhor ainda: ser ministrado mais uma vez sobre aquilo que o Senhor te mostrou naquele momento.

4. Use marcadores

Parece bobo, mas alguns versículos falam tanto conosco que é bem bacana marcá-los; por várias vezes você irá reler aquilo em diferentes etapas da sua vida e provavelmente vai se lembrar dos momentos em que aquilo martelou em seu coração de diversas formas e se lembrará de como a palavra de Deus de fato se renova todos os dias, em cada nova fase nova, aquelas palavras ganham um novo significado. A Bíblia nunca fica velha! 

5. Pesquise

Há muitas palavras, nomes e outras curiosidades que podem nos trazer dúvidas enquanto estamos lendo, por exemplo, medidores que não são usados hoje em dia como o “côvado” citado nos ordenamentos de Deus sobre a construção do tabernáculo ou em Apocalipse quando João relata sua visão da nova Jerusalém. O côvado equivale a cerca de dois palmos, mais ou menos 45 cm; você sabia? Pois é! Tudo isso é interessante de ser pesquisado, então anote sempre suas dúvidas. Além disso outra pesquisa que é super interessante é a de etimologias, principalmente de palavras do Novo Testamento; existem algumas revelações SUPER interessantes a partir do significado das palavras na língua original em que foi escrito o NT.

6. Ore sempre

Muitas vezes em que fui ler a Bíblia no intuito de simplesmente estudar, quando na verdade precisava que o meu coração fosse ministrado por aquelas palavras. Por isso a oração é importante; nem sempre sabemos o que de fato precisamos e a oração nos conduz ao que Deus quer nos dizer aquele dia. Somente Ele tem as palavras de vida eterna e só Ele nos conhece verdadeiramente, não vá somente pelo lado que você quer, é Ele quem sabe o que você precisa todos os dias.

7. Um cronograma pode ajudar

Talvez você tenha o objetivo de completar toda a Bíblia, assim como eu estou e para isso é interessante ter um cronograma para te ajudar a saber o que já foi lido e o que ainda falta. Para isso, indico que você não faça leituras desordenadas, leia sequencialmente e defina quantos capítulos lerá diariamente e o mais importante: NÃO DEIXE DE LER UM DIA SEQUER! Não dá para passar nenhum dia sem ler o que Deus nos deixou, né? Existem vários planos bíblicos legais, especialmente em apps da Bíblia.

8. Compartilhe

Não se trata apenas de ler, não se trata de quantas vezes você já leu a Bíblia nem mesmo de quantos versículos e história você sabe de cor… Isso é apenas uma consequência do quanto somos marcados e tratados por essa Palavra; ela é como espada de dois gumes que nos atravessa e divide alma e espírito. Seria um egoísmo grande ser tocado por algo tão forte assim e não compartilhar. Fale da palavra do Senhor, pregue a toda criatura e mais do que isso: VIVA! Compartilhar do evangelho e vivê-lo gerarão frutos que ecoarão pela eternidade.

Espero que tenham gostado, meus amores!

Fiquem com Deus e um super beijooo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>